O que se espera do ESG este ano?

Este ano é esperado que as empresas assumam um papel ainda mais ativo na luta contra as mudanças climáticas e na descarbonização da economia

Embora a sustentabilidade e responsabilidade corporativa devam ser prioridades contínuas para todas as empresas, algumas ações devem ganhar mais destaque. A expectativa é que as empresas aumentem seu compromisso com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance), desempenho em relação a questões ambientais, sociais e de governança corporativa, e demonstrem de forma mais clara e transparente suas ações.

A plataforma Impactos Positivos fez um compilado do que é esperado para os próximos meses:


Aceleração para uma economia de baixo carbono


Este ano é esperado que as empresas assumam um papel ainda mais ativo na luta contra as mudanças climáticas e na descarbonização da economia. Com a intensificação dos impactos das mudanças climáticas e a crescente pressão de investidores, consumidores e governos, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e adotar práticas mais sustentáveis.

 

Maior pressão dos investidores por práticas ESG


Uma gestão consciente e ética dos recursos naturais, o respeito aos direitos humanos, o compromisso com a diversidade e inclusão, além de transparência em suas operações e tomada de decisões, podem atrair investimentos para contribuir para o desenvolvimento de um modelo econômico mais justo, equilibrado e responsável. Isso incentiva as empresas a adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis, considerando não apenas os resultados financeiros a curto prazo, mas também os impactos ambientais e sociais a longo prazo. 

 

Foco em diversidade, equidade e inclusão


Muitos investidores acreditam que empresas que valorizam a diversidade e a inclusão são mais inovadoras, resilientes e sustentáveis. Cada vez mais, essas empresas adotam práticas e políticas para atrair e reter talentos diversificados, melhorar a satisfação dos funcionários, fortalecer a reputação da empresa e alcançar melhores resultados financeiros. Esses investidores reconhecem a importância de promover igualdade de oportunidades e valorizar as diferenças individuais, assim como eliminar preconceitos e discriminações.

 

Regulamentação, transparência e responsabilidade


Governos e agências reguladoras em todo o mundo estão implementando mais regulamentações relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança. Com tudo, espera-se que as empresas se tornem mais transparentes em relação às suas práticas ESG e sejam responsabilizadas por eventuais impactos negativos em suas comunidades e no meio ambiente. Isso inclui serem mais abertas sobre suas políticas, divulgar suas metas e resultados, e agir com transparência em relação aos riscos e impactos de suas operações em toda a cadeia de valor. 

 

Gerar maior engajamento da sociedade


Promover maior transparência e prestação de contas é uma oportunidade de envolver a sociedade nas decisões, conectar investidores com projetos de impacto social e ambiental, criar ações coletivas e comunicar de forma efetiva sobre as atividades e impactos da empresa.

 

 

Texto escrito por: Mariana Sampaio - Equipe Impactos Positivos