Prêmio Impactos Positivos 2024

Regulamento do Prêmio

O Prêmio Impactos Positivos 2024 tem como objetivo celebrar e mostrar para o mundo os incríveis negócios de impacto, ecossistemas de impacto, cidadãos de impacto, instituições de impacto e comunicadores de impacto que temos em nosso país, os quais deveriam receber mais destaque e reconhecimento que merecem por meio das mídias. 

Estes são os nossos princípios: 

  • educação;
  • transformação;
  • engajamento;
  • envolvimento;
  • colaboração; e
  • sinergia;

Por isso, toda e qualquer iniciativa do Prêmio é em prol de um mundo onde negócios e pessoas inspiradoras possam ser cada vez mais enaltecidas e divulgadas. 

Assim, muito mais que uma vitrine de exibição, nossa premiação tem como objetivo trazer notoriedade aos negócios feitos por gente de verdade, independentemente de seu tamanho, acreditando em seu sonho de transformar a realidade em um ambiente melhor.

 

Quem está trabalhando junto na edição 2024 do Prêmio?

A plataforma Impactos Positivo conta com um board de Conselheiros com muita experiência e conhecimento para edição 2024 do Prêmio. 

São eles:

Alexandre Uehara como Board de – Inovação e Tecnologia

Gisele Abrahão como Board de – Estratégia e Comunicação

Eduardo Nunes como Board de – Governança ESG

Roberta Coutinho como Board de – Finanças Sustentáveis

Marcela Argollo como Board de – Governança Social

 

  1. PARTICIPAÇÃO

1.1 Poderão participar deste prêmio pessoas jurídicas, que cumprirem o disposto neste regulamento. 

1.2 Estão impedidos de participar os funcionários da empresa promotora, de suas subsidiárias, de suas agências e fornecedores, bem como seus parentes de primeiro grau. 

1.3 A participação de menores de idade é de exclusiva responsabilidade dos pais ou responsáveis legais.

 

  1. CATEGORIAS

2.1 O prêmio é dividido em duas categorias:

 

CATEGORIA NEGÓCIOS DE IMPACTO: Nesta categoria estão inclusas todas as áreas de negócio e empreendimento cujo objetivo seja gerar impacto socioambiental e resultado financeiro positivo de forma sustentável em nossa sociedade, conforme dispõe o artigo 2º, inciso I do Decreto nº 9.977/19.

No momento da inscrição será solicitada a seleção de 1 (um) dos 3 (três) eixos de segmentação desta categoria, conforme descrito abaixo:

 

Ideação: Dando os primeiros passos na formação da empresa, ainda sem formalização, mas com MVP sendo testado.

Operação: Empresa já formalizada, com faturamento e modelo de negócios validados.

Tração: Empresa já formalizada, atuando no mercado há mais de um ano, com ou sem entrada de investimento, e com escala de vendas em crescimento.

 

CATEGORIA ECOSSISTEMA DE IMPACTO: Nesta categoria estão incluídas todas as áreas de negócios, que investem e apoiam os negócios de impacto no país.

No momento da inscrição será necessário a seleção de 1 (um) dos 5 (cinco) eixos de segmentação desta categoria, conforme descrito abaixo:

 

Dinamizador: Organizações que fomentam o ecossistema de impacto, exemplos: institutos, fundações, empresas, aceleradoras, incubadoras, academias e universidades (Centro de Pesquisa. Laboratório, empresas juniores, instituições tecnológicas), consultorias de medição e monitoramento de impacto e certificadoras, mentores, advogados e assessores jurídicos, contabilistas e assessores financeiros, outros prestadores de serviço.

Médias e Grandes Empresas: Empresas que fomentam o ecossistema de impacto considerando a receita anual de acordo com a classificação do BNDES. Fonte: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/guia/porte-de-empresa

Comunidades: Organização Internacional ou multilateral, cooperação internacional, Organização Não Governamental, Associações, Movimentos Sociais/Cidadania, Institutos/Fundações, Empresas.

 

Atenção!!! Esta edição do prêmio não permitirá a participação de projetos sob responsabilidade de órgãos do governo federal, em virtude da colaboração estabelecida entre o prêmio e outros órgãos federais.

  1. INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições para o Prêmio Impactos Positivos 2024 podem ser realizadas em todo território nacional, por jurídicas, nos termos do item 1 do regulamento.

3.2 As inscrições podem ser realizadas no período de 20/06/2024 a 13/09/2024 por meio da plataforma <www.impactospositivos.com>.

3.3 O Cadastro foi desenvolvido em parceria com a Enimpacto e para que seja possível realizar a sua inscrição será necessário informar, além dos dados da pessoa jurídica, os seguintes dados pessoais do responsável pela empresa: 

 

  • Nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail, telefone, gênero, formação acadêmica, endereço completo.

3.4 Esclarecemos que as informações pessoais fornecidas por você no ato da inscrição serão utilizadas para atender a sua solicitação e, se necessário para tal, também poderão ser compartilhadas com terceiros, conforme consta na política do usuário.

3.5 Todos os inscritos são responsáveis pelas informações adicionadas em seus formulários de inscrição e garantem que elas são verdadeiras e atualizadas.

3.6. Somente serão aceitas inscrições de empresas que não possuam registros de impactos negativos ambientais, sociais e de governança. Assim, todos os inscritos são responsáveis pela veracidade das informações prestadas em seus formulários de inscrição e garantem que as informações estão atualizadas.

3.7 Para confirmar a efetividade da inscrição, será realizada pesquisa sobre possíveis impactos negativos ambientais, sociais e de governança em sites de acesso público com o CNPJ da empresa e/ou CPF dos fundadores quando aplicável, conforme exemplificamos abaixo:

 

3.8 Ressaltamos que outras informações que atestem impactos negativos poderão ser pesquisadas através de fontes seguras e públicas, incluindo decisões judiciais e/ou outros documentos que comprovem eventos danosos causados nas esferas ambientais, sociais e de governança.

3.9 Além disso, será solicitado 1 (um) vídeo e 5 (cinco) fotos do negócio e/ou da organização no momento do cadastro, que será utilizada para divulgação do projeto no site do prêmio.

3.10 Não serão válidas as participações recebidas após o dia 15/09/2024 e serão desclassificadas para efeito de premiação além destas, aquelas em que não constarem as informações requeridas de forma completa e correta, ou ainda que não estejam conforme o disposto neste regulamento.

3.11 Os projetos inscritos devem estar diretamente relacionados às atividades comerciais registradas no CNPJ fornecido no momento da inscrição. Portanto, não serão aceitas inscrições que apresentem inconsistências ou divergências entre o tipo de projeto e as atividades listadas no cadastro do CNPJ. 

3.12 Serão desclassificadas as inscrições que apresentem qualquer prática de atos ilegais ou que representem afronta à moral e aos bons costumes, bem como afrontem qualquer legislação vigente.

3.13 Para participar deste prêmio, que é realizado nos termos da Lei nº 5.768/71, não é necessária a compra de qualquer bem, direito ou serviço da empresa promotora ou de terceiros. 

3.14 Por fim, esclarecemos que a apuração do vencedor não está sujeita a qualquer tipo de sorteio ou operação assemelhada.

 

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

4.1 Abaixo, seguem os critérios de avaliação para a premiação: 

  • Valores (a necessidade do negócio / o impacto que o negócio traz para a sociedade);
  • Facilidade (facilidade de informações, de acesso e de engajamento);
  • Produtividade: Se o negócio provê com qualidade e sustentabilidade, economizando tempo e diminuindo custos comparado com outros negócios já existentes;
  • Impacto Ambiental: Benefícios ao meio ambiente, proteção e ou recuperação da natureza;
  • Impacto Social: Como ajuda a resolver situação de vulnerabilidade social, de educação, saúde, segurança ou qualidade de vida;
  • Impacto Econômico: Benefícios à comunidade, geração de empregos, rentabilidade adicional.

4.2 Esclarecemos que os critérios acima poderão ser atualizados durante o período das inscrições.

  1. VOTAÇÃO

5.1 Fase 1:

A primeira fase da votação, será aberta ao público no período de 16/09/2024 a 06/10/2024 dentro da plataforma <www.impactospositivos.com>, sendo que o público poderá votar, mediante cadastro na plataforma, apenas 1 (uma) vez por negócio inscrito, porém poderá votar em mais de um inscrito. 

Nesta fase todos os inscritos estarão apresentados e poderão receber votos.

 

5.2 Fase 2:

Os resultados da votação da “fase 1” definirão os TOP 10 (dez) finalistas para cada subcategoria na categoria “Negócios de Impacto”. Durante o período de 07/10/2024 a 27/10/2024, será aberta ao público a votação, através da plataforma <www.impactospositivos.com>, sendo que o público poderá votar, mediante cadastro na plataforma, apenas 1 (uma) vez por negócio inscrito, porém poderá votar em mais de um inscrito. 

Nesta fase os TOP 10 (dez) finalistas para cada subcategoria da categoria “Negócios de Impacto” e todos os inscritos na categoria “Ecossistema de Impacto” estarão apresentados e poderão receber votos.

 

5.3 Fase 3:

Os resultados da votação da “fase 2” definirão os TOP 03 (três) finalistas para cada subcategoria da categoria “Negócios de Impacto” e na categoria “Ecossistema de Impacto”. Durante o período de 28/10/2024 a 03/11/2024, será aberta ao público a votação para os “vencedores” (voto público) das categorias “Negócios de Impacto” e “Ecossistema de Impacto”, através da plataforma <www.impactospositivos.com>, sendo que o público poderá votar, mediante cadastro na plataforma, apenas 1 (uma) vez por negócio inscrito, porém poderá votar em mais de um inscrito. 

Nesta fase os TOP 03 (três) finalistas para cada subcategoria das categorias “Negócios de Impacto” e “Ecossistema de Impacto” estarão apresentados e poderão receber votos.

Importante destacar que a votação do público nesta fase será adicionada ao total de pontos dos jurados no evento final do prêmio, que acontecerá entre os dias 5,6 e/ou 7 de Novembro de 2024, de forma híbrida, em local ainda à definir, com tranmissão online via plataforma <www.impactospositivos.com>. A promotora da plataforma entrará em contato com os finalistas e vencedores.

A avaliação dos projetos inscritos seguirá os critérios estabelecidos neste regulamento, e os participantes renunciam expressamente, ao aceitar as regras deste concurso pela sua participação, a qualquer questionamento sobre os critérios adotados, prevalecendo sempre o critério da comissão julgadora.

Os finalistas participarão de um evento híbrido com transmissão ao vivo na plataforma <www.impactospositivos.com>, onde serão escolhidos os ganhadores, sendo que será 01 (um) ganhador por cada subcategoria de cada uma das duas categorias.

 

5.4 Da lisura das votações:

A votação aberta ao público é um elemento essencial do Prêmio Impactos Positivos, sendo fundamental garantir a integridade e a transparência desse processo.

Com o objetivo de preservar a lisura da competição, fica vedado o uso de meios automatizados em votações, tais como robôs, para inflar os números de votos de determinado competidor.

Caso seja identificado o uso de robôs em qualquer votação por algum usuário que represente um competidor (ou tem relações diretas com este), este será imediatamente banido da competição, sem prejuízo das penalidades previstas em lei.

Ademais, esta vedação se estende também para os casos em que o uso de robôs em votações – com finalidade de impulsionar o número de votos – tenha sido identificado em edições anteriores do Prêmio Impactos Positivos. Nesses casos, os usuários que tenham sido identificados realizando tal prática no passado não poderão se inscrever na presente edição.

A fim de assegurar a transparência e a lisura do processo de votação aberta ao público, a organização do Prêmio Impactos Positivos também se reserva o direito de realizar auditorias e análises de dados para identificar o uso de robôs ou outras formas de votação automatizada que possam, de alguma forma, interferir injustamente na competição.

Qualquer suspeita de uso de robôs ou outras formas de votação automatizada deverá ser comunicada à organização do Prêmio Impactos Positivos por meio dos canais de contato expressos neste Regulamento, que tomará as medidas necessárias para garantir a integridade das votações.

A organização do Prêmio Impactos Positivos compromete-se a proteger a integridade das informações dos votantes e a adotar todas as medidas necessárias para garantir a lisura e a transparência do processo de votação aberto ao público.

 

  1. JURADOS

6.1 O Prêmio Impactos Positivos 2024 contará com um time de especialistas como jurados, que serão divulgados em nosso website até 25/10/2024.

 

  1. PREMIAÇÃO

7.1 O maior prêmio destinado aos vencedores será toda a exposição, engajamento e visibilidade gerada pelo Impactos Positivos 2024. 

7.2 O projeto conta com o envolvimento e engajamento de apoiadores que estão comprometidos com o objetivo de usar suas plataformas e redes sociais para promover os projetos ganhadores de cada categoria, de forma que tais iniciativas inspirem e cheguem a cada vez mais pessoas.

7.3 Os vencedores da categoria Negócio de Impacto irão receber:

 

  1. a) Troféu Prêmio Impactos Positivos 2024;
  • Os vencedores da categoria Ecossistema de Impacto irão receber:
  1. Troféu Prêmio Impactos Positivos 2024.

7.5 Outras premiações poderão ser inseridas neste regulamento até a data final de inscrição.

7.6 Os vencedores terão seus nomes divulgados no site do Prêmio e nas redes sociais do @premioimpactospositivos.

7.7 Os participantes, desde já, autorizam a divulgação de seu nome, imagem e voz no site do prêmio em caso de ser eleito um dos mais votados, tendo em vista a necessidade de dar publicidade e confiabilidade ao concurso.

7.8 O prêmio só será atribuído após a verificação do cumprimento de todas as regras do regulamento deste concurso, sendo desclassificados aqueles participantes que não as cumprirem integralmente. Nestes casos, ou nos de não aceitação do prêmio, será classificado aquele participante colocado logo a seguir pela comissão julgadora, e assim sucessivamente.

7.6 O prêmio não poderá em hipótese alguma ser convertido em dinheiro, tampouco ser trocados por qualquer outro prêmio, produto ou serviço.

 

  1. ENTREGA DOS PRÊMIOS

8.1 Os vencedores receberão um voucher com os contatos das consultorias e assessorias apoiadoras que disponibilizaram os prêmios, para contatá-los e agendar a data para usufruir do prêmio.

8.2 O prêmio será disponibilizado ao ganhador no prazo de até 20 (vinte) dias da data da divulgação, sem nenhum ônus, devendo o ganhador enviar toda a documentação necessária para receber o prêmio.

8.3 Todos os prêmios oferecidos neste concurso deverão ser usufruídos com exclusividade pelo ganhador inscrito, sendo o prêmio pessoal e intransferível.

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

9.1 Para viabilizar o projeto e realizar a edição de 2024, contaremos com a participação e o comprometimento de diferentes apoiadores, que irão promovê-la em suas plataformas e redes sociais. É importante destacar que não há qualquer relação contratual entre o Projeto Impactos Positivos e esses voluntários.

9.2 É importante que você leia, entenda e esteja de acordo com este regulamento antes de seguir com a sua inscrição/votação.

9.3 A equipe de tecnologia responsável pelo prêmio irá fornecer suporte em caso de eventuais falhas nas funcionalidades de cadastro e votação do sistema. No entanto, é importante ressaltar que instabilidades no sistema podem ocorrer devido a altos níveis de acesso à plataforma, e que, portanto, não haverá prorrogação dos prazos da premiação ou compensação para os afetados.

9.4 O participante concorda expressamente, pelos simples ato de inscrição, votação e participação, que a empresa promotora, seus diretores ou empregados assim como os de suas agências, não serão responsáveis por qualquer dano ou prejuízo oriundo da aceitação do prêmio, de sua participação no concurso, assim como de qualquer problema externo ou de força maior que possa impossibilitar a participação no concurso e/ou no recebimento do prêmio.

9.5 A empresa promotora se reserva o direito de, na eventualidade deste concurso não poder ocorrer por qualquer razão, adiá-lo, modificá-lo ou alterá-lo a fim de garantir a lisura e correção do concurso, fazendo a respectiva divulgação no site <https://impactospositivos.com/>.

9.6 As decisões da empresa promotora são e serão finais e irrecorríveis.

9.7 Será automaticamente excluído o participante que tentar fraudar ou burlar as regras estabelecidas neste regulamento, o qual poderá ser alterado por motivo de força maior.

9.8 Caso haja denúncias de participantes, a organizadora do concurso analisará os fatos relatados e eventuais provas enviadas em até 10 dias, garantindo ampla defesa e contraditório ao denunciado. Um e-mail será enviado ao denunciado informando sobre a denúncia e concedendo 10 dias para que se manifeste.

9.9 Após retorno do denunciado, dentro do prazo de 10 dias, a promotora irá analisar os novos documentos e alegações para emitir sua decisão.

 

  1. Importante ressaltar que todo esse processo será realizado de forma confidencial e, em caso de desclassificação ou retirada oficial de um dos participantes, a promotora se compromete a não divulgar tais ações.

 

Equipe Impactos Positivos

 

É Promotora deste Concurso:

  • Razão Social: Global Vision Access Serviços em Turismo Ltda.
  • Nome Fantasia: GVA
  • CNPJ: 08.817.535/0001-61
  • Inscrição Estadual: isenta
  • Inscrição Municipal: 3.633.616-5
  • Endereço: Rua Apeninos, 429 cj. 1206
  • Bairro: Aclimação
  • CEP: 01533-000
  • Cidade: São Paulo
  • Estado: São Paulo
  • País: BRASIL

 

Última atualização: 04 de junho de 2024.

 

Nossos parceiros no Impactos Positivos desempenham um papel fundamental em promover e fortalecer o ecossistema de impacto no Brasil.

Faça parte desse ecossistema também!

Fique por dentro das novidades e atualizações sobre o

Prêmio Impactos Positivos.