Protagonismo feminimo Quilombola – Projeto Mocambo

A criação de galinhas caipiras com o uso de novas práticas de melhoria e aproveitamento dos recursos naturais e tecnológicos para a produção de ovos, biofertilizantes e biogás, pode gerar renda, segurança alimentar e protagonismo feminino nas comunidades quilombolas da Paraíba. O modelo de negócio socioeconômico e socioambiental é da Mocambo – Sistema Sustentável de Avicultura Naturalizada, vencedora da subcategoria Ideação (negócios em fase de formação) na categoria Negócios de Impacto da última edição do Prêmio Impactos Positivos. 

“Com a nossa participação começamos a ter maior visibilidade, fomos convidados para apresentar o nosso projeto em vários espaços: programas, e universidades aqui na Paraíba, fizemos muitas articulações a partir da campanha para conseguir votos. Fomos selecionados para o Rio Innovation Week e fomos aprovados no Centelha PB. Estamos sendo assessorados com as mentorias e os apoiadores, um pessoal que tem uma grande bagagem, e comprometimento. Temos aprendido muito e tudo isso tem nos tornado mais fortes”, conta a gestora do projeto Aline Carla. 

A dificuldade das comunidades quilombolas no enfrentamento e reconhecimento dos seus territórios e em superar situações de desemprego, insegurança alimentar e escassez de políticas públicas e um potencial de recursos naturais subutilizados fez com que mais cinco profissionais de João Pessoa se unissem ao idealizador do projeto Danilo Santos. Em abril deste ano, o protótipo começa na comunidade quilombola Sr. Do Bonfim, no município de Areia. 

“A avicultura naturalizada é um modelo de criação tradicional da galinha caipira associada a novas práticas de melhor aproveitamento dos recursos para superar a subsistência e gerar renda. Esta solução propõe o fortalecimento e a segurança alimentar destas comunidades, a transformação de todo o resíduo para produzir biofertilizantes e energia renovável e, principalmente, a promoção da equidade de gênero”, comenta Aline, que acrescenta que a maioria das famílias quilombolas são chefiadas por mulheres. 

Entre as proteínas mais consumidas no Brasil estão o ovo 19,1%, seguido pelo frango, 14,6%, segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Este dado viabiliza a proposta que tem a venda do ovo caipira, da galinha caipira (pós período de postura) e do biofertilizante como principais produtos. A receita é adquirida através de uma consultoria, da incubação, do apoio técnico e do marketing, além do negócio poder ser replicado em outras comunidades em situações semelhantes. 

“O diferencial é que além da atividade principal, propomos a geração de renda através do aproveitamento do resíduo da avicultura e oferecemos o apoio e a formação técnica para que estas comunidades possam dar prosseguimento ao projeto de forma autônoma”, explica Aline que espera um investimento necessário de R$ 350 mil com prazo de retorno em dois anos e seis meses. 

Últimas Publicações

Navegue pelas categorias

O Que é o Prêmio Impactos Positivos e Por Que se Inscrever?

O prêmio Impactos Positivos destaca iniciativas que promovem transformações positivas na sociedade e no meio ambiente. Composto por pessoas que acreditam na importância de valorizar e fomentar o ecossistema de impacto, o prêmio fortalece ações que fazem a diferença.

Ao se inscrever, você se engaja ativamente na transformação do ecossistema de impacto, ganhando visibilidade, reconhecimento e apoio para suas iniciativas. Juntos, promovemos um ciclo de evolução e expansão, gerando benefícios mensuráveis para nossa sociedade.

Cadastre agora seu negócio ou iniciativa de impacto e mostre sua liderança na promoção de mudanças significativas em nosso país.

Fique por dentro das novidades e atualizações sobre o

Prêmio Impactos Positivos.

🎉 Junte-se à nossa Comunidade de Impactos Positivos! 🌱

Você quer fazer parte de um ecossistema vibrante e colaborativo que está transformando o mundo dos negócios? Venha fomentar o crescimento sustentável e fazer a diferença conosco!

Conecte-se com empresas e startups dedicadas, troque experiências e impulsione seu negócio com práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).

Juntos, podemos alcançar um futuro mais sustentável e inovador!