Prêmio Impactos Positivos na Virada ODS 2023

Edição 2023 da premiação abre as inscrições dentro da Virada ODS 2023, evento da Prefeitura de São Paulo para divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que  fazem parte da Agenda 2030, da ONU: esse é o objetivo comum da Virada ODS, evento realizado  pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, e do Prêmio Impactos  Positivos. Por isso, nada mais natural e oportuno do que a Virada sediar o lançamento da 4ª edição do “Oscar do Bem”, como é conhecido o prêmio que desde 2020 reconhece empresas e  organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade. 


“Essa convergência é essencial para ajudar o Brasil cumprir os ODS e evoluir ainda mais na adoção de soluções inovadoras para resolver seus desafios econômicos, ambientais e sociais.  Desde 2020, quando criamos o Prêmio, temos visto um crescimento significativo nos negócios  de impacto, mas ainda temos muitos passos pela frente para de fato termos no país um modelo  de desenvolvimento econômico mais justo e sustentável”, conta Gisele Abrahão, idealizadora  do prêmio. “Poder apresentar o lançamento da nossa edição 2023 na Virada ODS, que tem como  missão ampliar a conscientização sobre os ODS e a Agenda 2030, é uma satisfação enorme e  uma oportunidade única”, completa. 

Promover o diálogo, a articulação e integração dos diversos atores sociais e políticos envolvidos na implementação da Agenda 2030 é o principal objetivo do evento que espera 50 mil visitantes, entre os dias 17 e 18 de junho. “A Virada ODS populariza e destaca os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para que juntos construímos uma capital sustentável. A Praça das Artes e o Vale do Anhangabaú serão palco de atividades culturais, educativas, feira de negócios,  hackathon e um congresso internacional. A participação do Prêmio Impactos Positivos é essencial para aprimorarmos a comunicação desta agenda global”, comenta Marta Suplicy, secretária municipal de relações internacionais. 

Este ano, além de contar com o apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, o Prêmio Impactos Positivos renovou o patrocínio do Sebrae Nacional, que acompanha a iniciativa desde sua criação, em linha com sua estratégia de estimular e fortalecer o desenvolvimento do empreendedorismo no país. “É o quarto ano que o Sebrae apoia e o terceiro que patrocina o Prêmio Impactos Positivos. Acreditamos que esse tipo de iniciativa pode inspirar uma nova  geração de empreendedores, focados em desenvolver um modelo de negócio responsável, que vá além da obtenção e cause impacto no nosso mundo”, afirma Philippe Figueiredo, coordenador de Startups e Ecossistema de Inovação do Sebrae. “O Sebrae é a casa do  empreendedor brasileiro e já atua na agenda de impacto socioambiental há dez anos com uma  série de projetos que envolvem capacitações, conexões e investimentos. Para nós, o prêmio é um instrumento importante para a valorização e a celebração do ecossistema de impacto no país”, completa.

Todas as parcerias e novidades da edição 2023 do Prêmio Impactos Positivos serão anunciadas no dia 18 de junho, às 15h30, no Palco ODS, na Praça das Artes, no centro da capital paulista. Após o evento de lançamento, a plataforma do prêmio ficará aberta até o dia 10 de agosto para receber as inscrições nas categorias negócios de impacto (para empresas em diferentes fases de  maturidade) e ecossistema de impacto (para organizações, empresas e diferentes instituições que investem e apoiam os negócios de impacto). A fase de votação tem início em 15 de agosto. 

Os vencedores em cada categoria serão conhecidos durante o Encontro Impactos Positivos, que acontecerá no dia 17 de outubro. Além da premiação, o evento, em sua segunda edição, conta com palestras e conversas com profissionais com atuação de destaque em ESG e no fomento ao ecossistema de impacto no Brasil. 

Para participar, é só acessar a plataforma do Prêmio Impactos Positivos em impactospositivos.com, fazer um cadastro e inscrever gratuitamente o projeto em uma das  categorias disponíveis. 

Lançamento do Prêmio Impactos Positivos 2023 
Data: 18 de junho de 2023, domingo. 
Horário: 15h40. 
Local: Virada ODS – Palco ODS – Sala de Conservatório, na Praça das Artes ( Av. São João, 281,  Centro Histórico de São Paulo).


Sobre a Virada ODS 

A Virada ODS é considerado o maior evento do mundo com o objetivo de popularizar, promover  e destacar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, inclui atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon e um congresso internacional, organizadas em cinco eixos prioritários: 1. Combate ao racismo e à xenofobia; 2. Mudanças  climáticas; 3. Acessibilidade e inclusão; 4. População em situação de rua; e 5. ESG x ODS. 


As  inscrições podem ser feitas no viradaodssp.sp.gov.br 

Nossos parceiros no Impactos Positivos desempenham um papel fundamental em promover e fortalecer o ecossistema de impacto no Brasil.

Faça parte desse ecossistema também!

Fique por dentro das novidades e atualizações sobre o

Prêmio Impactos Positivos.