Inscrições para o Prêmio Impactos Positivos foram prorrogadas até dia 25 de agosto

Prêmio também conquista importantes parcerias institucionais

Ainda dá tempo de os empreendedores e instituições comprometidos com modelos de negócios voltados para a resolução de problemas sociais e ambientais participarem do Prêmio Impactos Positivos 2023. As inscrições foram prorrogadas até o final do dia 25 agosto. Basta se inscrever primeiro na plataforma e fazer um cadastro do seu projeto nas categorias/sub categorias Negócios de Impacto (empresas em diferentes fases de maturidade) ou Ecossistema de Impacto (organizações, empresas e diferentes instituições que investem e apoiam os negócios de impacto).

E não dá mesmo para ficar de fora! Importantes programas e órgãos do governo acabam de se juntar ao Prêmio Impactos Positivos para reconhecer os mais inovadores projetos e negócios de impacto no Brasil: a Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) – pelo segundo ano seguido –; a Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e o BNDES Garagem. Todas essas entidades, que têm atuação marcante no fomento ao ecossistema de impacto no país por meio do apoio a empreendedores e startups, passam a ser parceiros institucionais do prêmio, ao lado da Virada ODS, evento realizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo.

“O Prêmio Impactos Positivos é uma importante iniciativa de reconhecimento dos empreendimentos que geram impactos sociais e ambientais positivos no Brasil. A Secretaria de Economia Verde tem o desafio de ajudar a colocar o país na trilha do desenvolvimento sustentável. O lançamento da Estratégia Nacional de Economia de Impacto vai servir como plataforma institucional de colaboração entre agentes públicos, sociedade civil e iniciativa privada na promoção de empreendimentos que regeneram o planeta”, afirma Lucas Ramalho Maciel, diretor de Novas Economias da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, responsável pela coordenação da Enimpacto.

"A parceria entre o BNDES Garagem e o Prêmio Impactos Positivos busca não somente identificar e dar visibilidade aos negócios de impacto no Brasil, como também impulsionar suas soluções por meio da oferta de benefícios estratégicos, conseguindo, assim, que suas soluções impactem positivamente mais e mais pessoas”, diz Bianca Proença, gerente do programa, que também vai oferecer como premiação aos vencedores uma consultoria coletiva.

De acordo com Gisele Abrahão, idealizadora do prêmio, o engajamento dessas instituições é uma evidência da relevância que a iniciativa alcançou no ecossistema de impacto no Brasil. “Ao ser uma vitrine de iniciativas sustentáveis e atuar no fortalecimento desse ecossistema, contribuímos efetivamente para que o país consiga cumprir os ODS, superar seus desafios e implantar um modelo de desenvolvimento econômico mais justo, equitativo e regenerativo”, explica. “Ter tantas instituições do governo e da sociedade civil relevantes ao nosso lado mostra que estamos no caminho certo para promover a transformação que queremos ver no Brasil e no mundo”, ressalta.

 

PRÓXIMAS ETAPAS DO PRÊMIO IMPACTOS POSITIVOS 2023

18 de agosto
Fim das inscrições.


21 de agosto até 4 de Setembro
Votação do público nas categorias Negócios de Impacto e Ecossistema de Impacto.


05 de setembro até 19 de setembro
Definição dos TOP 10 finalistas de cada categoria e votação para a próxima fase do prêmio.


20 de setembro até 04 de outubro
Definição dos TOP 3 finalistas de categoria e votação para a próxima fase do prêmio.


17 de outubro
Encontro Impactos Positivos: Painéis sobre o ecossistema de impacto brasileiro e entrega dos prêmios aos vencedores de cada categoria.

 

 

Sobre a Enimpacto
A Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) é uma articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil que tem como objetivo de promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto no Brasil.

Sobre o BNDES Garagem
O BNDES Garagem é um programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criado para desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a negócios de impacto que contribuam para a resolução de desafios sociais ou ambientais. O programa, 100% gratuito, oferece aos selecionados workshops, conteúdos, acompanhamento individual, mentorias, eventos de conexão e acesso à rede de parceiros(as).

Sobre o Prêmio Impactos Positivos
Criado em 2020, o Prêmio Impactos Positivos reconhece empresas e organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade, contribuindo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Desde sua primeira edição, o prêmio já teve a participação de mais de 400 projetos. Atualmente, conta com 22 patrocinadores, parceiros e apoiadores, que vão oferecer aos vencedores, além do troféu na cerimônia de premiação, R$ 300 mil em forma de conhecimento, para ajudá-los a ampliar seu impacto na sociedade. A lista completa dos prêmios que serão concedidos aos vencedores está disponível aqui e o regulamento, aqui.

 

Mais informações:
Mariana Sampaio
GVA - Global Vision Access
mariana@globalvisionaccess.com
11 981509344