Embora a sustentabilidade e responsabilidade corporativa devam ser prioridades contínuas para todas as empresas, algumas ações devem ganhar mais destaque. A expectativa é que as empresas aumentem seu compromisso com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance), desempenho em relação a questões ambientais, sociais e de governança corporativa, e demonstrem de forma mais clara e transparente suas ações.
A plataforma Impactos Positivos fez um compilado do que é esperado para os próximos meses:
Aceleração para uma economia de baixo carbono
Este ano é esperado que as empresas assumam um papel ainda mais ativo na luta contra as mudanças climáticas e na descarbonização da economia. Com a intensificação dos impactos das mudanças climáticas e a crescente pressão de investidores, consumidores e governos, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e adotar práticas mais sustentáveis.
Maior pressão dos investidores por práticas ESG
Uma gestão consciente e ética dos recursos naturais, o respeito aos direitos humanos, o compromisso com a diversidade e inclusão, além de transparência em suas operações e tomada de decisões, podem atrair investimentos para contribuir para o desenvolvimento de um modelo econômico mais justo, equilibrado e responsável. Isso incentiva as empresas a adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis, considerando não apenas os resultados financeiros a curto prazo, mas também os impactos ambientais e sociais a longo prazo.
Foco em diversidade, equidade e inclusão
Muitos investidores acreditam que empresas que valorizam a diversidade e a inclusão são mais inovadoras, resilientes e sustentáveis. Cada vez mais, essas empresas adotam práticas e políticas para atrair e reter talentos diversificados, melhorar a satisfação dos funcionários, fortalecer a reputação da empresa e alcançar melhores resultados financeiros. Esses investidores reconhecem a importância de promover igualdade de oportunidades e valorizar as diferenças individuais, assim como eliminar preconceitos e discriminações.
Regulamentação, transparência e responsabilidade
Governos e agências reguladoras em todo o mundo estão implementando mais regulamentações relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança. Com tudo, espera-se que as empresas se tornem mais transparentes em relação às suas práticas ESG e sejam responsabilizadas por eventuais impactos negativos em suas comunidades e no meio ambiente. Isso inclui serem mais abertas sobre suas políticas, divulgar suas metas e resultados, e agir com transparência em relação aos riscos e impactos de suas operações em toda a cadeia de valor.
Gerar maior engajamento da sociedade
Promover maior transparência e prestação de contas é uma oportunidade de envolver a sociedade nas decisões, conectar investidores com projetos de impacto social e ambiental, criar ações coletivas e comunicar de forma efetiva sobre as atividades e impactos da empresa.
Texto escrito por: Mariana Sampaio – Equipe Impactos Positivos